sexta-feira, 1 de outubro de 2010
Moda: uma filosofia Lars Svendsen
O pensador norueguês Lars Svendsen analisa um dos maiores fenômenos do mundo contemporâneo. Aliás, o mais influente na civilização ocidental desde o Renascimento: a moda. Usando como fio condutor o seu princípio fundamental – a eterna busca pelo novo -, o autor mostra como quase nada escapa a ela atualmente.
O livro é o olhar crítico e abrangente de um filósofo sobre um assunto normalmente ignorado pela filosofia, disciplina pretensamente profunda demais pra estudar algo tão “superficial”. Mas que ninguém se engane: para o autor, sendo a moda tão influente, ela deve, sim, ser objeto de investigação filosófica. E o texto irônico de Svendsen se concentra no vestuário, o campo da moda por excelência, ainda que atualmente os seus domínios transcendam muito essa seara. “De fato, ela não é só uma questão de roupas e seria melhor considerá-la um mecanismo ou uma ideologia que se aplica a quase todas as áreas concebíveis do mundo moderno, do fim do período medieval em diante”, ele diz.
Moda: uma filosofia analisa a relação da moda com o corpo, a linguagem, a arte e o consumo e levanta questões como: a escolha das roupas transmite de fato uma mensagem sobre quem somos? Em que medida os desfiles da alta-costura representam o que está na moda? O estilo é algo que nos distingue como indivíduos ou que nos identifica como parte de um grupo?
Na edição brasileira, há ainda um apêndice que discute o papel da crítica de moda. Nele, Svendsen conclui que, se quiser alcançar o mesmo reconhecimento que outras formas de arte têm – como a música, a literatura e o cinema, por exemplo – a moda precisa incentivar a crítica séria nesse campo.
Páginas: 224
Preço: R$ 29,00
Editora Zahar
Assinar:
Postar comentários (Atom)




Nenhum comentário:
Postar um comentário