sexta-feira, 22 de julho de 2011

Papiers à la Mode




O Museu de Arte Brasileira da FAAP realizou, a exposição Papiers à la Mode, de Isabelle de Borchgrave e Rita Brown, que reúne trajes e acessórios (sapatos, chapéus, bolsas e xales) feitos exclusivamente em papel, em tamanho natural.

Idealizada em 1994 pela artista belga Isabelle de Borchgrave, em parceria com a designer canadense de figurinos para ópera, Rita Brown, a mostra é uma história da moda dos últimos 400 anos. Conhecedora de diversos procedimentos técnicos a artista consegue transformar planos em volumes e folhas de papel em vestidos. Além disso, é conhecedora de têxteis e por meio de recursos que vão da tintura à colagem, consegue dar ao papel as várias texturas e as consistências que os caprichos da moda requerem.

Isabelle de Borchgrave estudou na Academia Real de Belas Artes e no Centro de Artes Decorativas de Bruxelas. Há trinta anos dedica-se às artes, com especial predileção pelo papel. Sua dedicação ao material e sua experiência, transformaram-na em autoridade no assunto.

Há uns 5 anos atrás fui numa palestra de Jum Nakao, a pessoa aqui não é muito movida a emoções rs mas esse dia eu ví o vídeo...making off etc da criação e produção da coleção que ele fez todinha no papel, Gentem vocês não sabe o que é aquilo, fiquei "boquiaberta" com a reação de todos na platéia (mesma reação que tive). Tudo super bacana, sem falar que ele é a sensatez sem afetação em pessoa. Inspirada na falta de muita coisa para fazer num domingo a tarde, eu fiz essa miniatura de vestido no papel...gostei´, o próximo será todo feito em cima de uma letra de música muito bacana que um amigo pediu, antes de mandar para ele eu coloco a foto aqui e com direito a fundo musical que estará no vestido. Beijos e bom fim de semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário